Emirates Open Day - 25 janeiro 2014

Gostaria de deixar claro que eu não gosto de ficar expondo as empresas e que trabalho ou já trabalhei através da internet, dessa forma sempre evito postar nomes e conto sempre fatos genéricos mais voltados para o meu lado pessoal (mesmo que profissional) sem nunca prejudicar ou expor nada.

Dito isso, acho justo justificar que vou falar sobre o processo seletivo da Emirates pois muita gente tem me perguntado e eu mesma utilizei de blogs para me preparar para o processo seletivo. Acho válido e não acho que prejudique ninguém - muito pelo contrário. Mas aproveito também para dizer que não sei nada além do que vou escrever, não sou dona da verdade e o que compartilhar aqui será da minha própria experiência e de tudo que sei por ter visto e ouvido LÁ. Não lido em outro lugar, não porque ouvi de outra pessoa e sim porque VI. Estou aberta a qualquer tipo de dúvida, mas ter participado e sido aprovada não me faz uma guru de open days e etc, ok? OK!

A primeira coisa que eu vou te dizer é: se você quer participar de algum Open Day no Brasil, entre na página da Fly Right International no Facebook. Eles são responsáveis pelo Open Day no Brasil e na página você já encontrará muita gente que compartilha de suas dúvidas e obteve respostas. PESQUISE. Não saia perguntando tudo, porque provavelmente alguém já perguntou e alguém já respondeu.

Feito isso, preste muita atenção no que falarei agora. Os requisitos para participar do Open Day são:

- Ter 21 anos ou mais (não há idade máxima);

*você pode ter 20 anos e 9 meses, desde que tenha 21 anos quando chegar em Dubai.

- Falar inglês fluente (fala/escrita) - outras linguas são bem-vindas, mas não são exigidas;

!!!!! Lembrando que o processo seletivo inteiro!!! (Open day, Assessment day e Final Interview) é em INGLÊS! Do primeiro oi do primeiro dia ao ultimo tchau do ultimo dia, ok?? Então tem que ser fluente! Pessoas com inglês intermediário foram mandadas embora - mas isso é a minha experiência (se você conhece alguém nível intermediário que passou, não me crucifique!)

*a título de curiosidade: sou formada em inglês pela Wizard Idiomas - fiz 11 anos de aula, mas nunca sai do Brasil.

- Ter no mínimo 1,60 de altura ****essa é uma regra estabelecida no começo de 2016, portanto, depois que eu entrei na companhia.****

- Alcançar 2,12 cm na ponta dos pés com um braço esticado (sem sapato p/ as mulheres);

- Não ter tatuagem visível .

- Ter ensino médio completo.

Esses são os requisitos. Não precisa ter curso de comissário. Não precisa ser comissário. Não precisa ter faculdade. Mas, tia Andressa, eu tenho tatuagem no pé/nuca/tornozelo/cotovelo/pulso/braço/você-ja-entendeu, eu posso ir? NÃO. E quando eu digo não, é para o seu bem, porque se você for, você será mandado embora de lá. Como eles dizem "foi sua escolha fazer a tatuagem, é escolha da companhia não aceitá-la".

Abaixo segue uma imagem de onde você pode ter tatuagem:


Esquerda para meninas / direta para meninos

Tatuagens são aceitas na parte PRETA. Fora dali, fora de questão, não adianta tentar.

Eu tenho uma tatuagem nas costas e não tive problema algum. Você não deve esconder sua tatuagem com maquiagem/ roupa porque eventualmente eles vão descobrir e vai ficar feio apenas para você.

Se você quiser remover, aí pode pensar no caso, depois que ela estiver apagada.

Continuando. Aparelho nos dentes (fixos) - NÃO. Eu tinha e tirei para ir ao OD porque eles NÃO aceitam. Se você puder retirar antes do ASSESSMENT DAY (a segunda etapa) aí você pode tentar - eu não aconselho.

Se você se encaixa nos requisitos, vamos lá: escolha a sua melhor roupa. A melhor mesmo. Lembrando que deve ser roupa SOCIAL - para as mulheres camisa, blazer e saia ou vestido (nunca calça) e para os homens, terno.

Mulheres devem usar jóias discretas, devem estar MAQUIADAS (aposte no batom vermelho) e cabelo preso. Salto alto, SIM!

PAUSA: gente, cabelo PRESO significa coque, com gel. Sim, gel! Ele será seu melhor amigo. Seu cabelo tem que estar lindo da hora que você chega até a hora que você vai embora - CONFIE NO GEL. Não economize. Fique linda.

Se seu cabelo é curto, ele não deve encostar nos ombros, tem que ser chanel.

Sinta-se uma comissária. Veja no site da Emirates fotos das comissárias e TENTE IR IGUAL. Mesmo padrão. É assim que funciona.

Use meia calça, ela também será uma bela companheira daqui para a frente. Enfim, vá PERFEITA. O Open Day normalmente é lotado de gente bonita, a primeira impressão pode não te dar o cargo, mas vai fazer maravilhas por você.

O dia é longo, não dá tempo de almoçar, leve alguma coisa para comer, leve água, leve a sua SUPER VONTADE DE PASSAR e um BELO E SINCERO SORRISO NO ROSTO.

Postura. Profissionalismo.

Antes de ir você deve entar no site da Emirates, procurar o OD no Brasil e se inscrever. Não se desespere se você não encontrar - o Open Day é aberto para todos, então se não conseguir se increver é só aparecer no dia (foi o que eu fiz) munido de:

- Seu currículo ATUALIZADO e EM INGLÊS;

- Uma foto 5x7 sorrindo!!!! e com roupa social (mulheres, cabelo preso e geeeeel (lembram??) maquiadas e lindas)

- Caneta

e só. Para o Open Day é apenas isso.

Mas Andressa, o currículo é com foto ou sem? Tanto faz. Eu levei o meu com foto porque eu queria que eles associassem o meu nome à minha pessoa. Se der para ser com, prefira.

Andressa, a foto tem que ser em estúdio? Sim. Tudo que você puder fazer a favor de sua imagem, faça. Várias meninas não tinham foto de estúdio e eles pediram para elas tirarem em estúdio para a próxima fase. Para quem é de São Paulo eu indico o Estúdio Sanjer - eles trabalham com fotos para a Emirates há muito tempo e são feras em deixar todo mundo lindo e do jeito que eles gostam - INVISTAM.

Chegando no OD eles darão uma palestra sobre Dubai, sobre a empresa, sobre os costumes, sobre salário. Aproveite para tirar suas dúvidas quando eles PERGUNTAREM se você tem alguma dúvida. Não tenha um milhão de dúvidas inúteis (e que você pode achar a resposta facilmente em outro lugar) - tenha dúvidas coerentes. Se não as tiver, fique apenas sentado ouvindo e sorrindo (foi o que eu fiz).

Depois disso eles vão dividir todo mundo em grupos. No meu OD tinha mais ou menos umas 300 pessoas. Os grupos tinham por volta de 25. Faça as contas e você vai ver que - oh, God - a espera é interminável. Não desça do salto, não se descabele, mesmo esperando sempre terá alguém te olhando.

Quando seu grupo entra na sala, cada um deve se apresentar BREVEMENTE (atenção para essa palavra) e dizer o porque de querer trabalhar na Emirates. Fuja do comum - pense antes de ir. Não use o clichê "eu gosto de viajar" porque se você quer ser comissário, é óbvio. Fuja do "porque é a companhia numero um", todo mundo fala isso. Fuja do "gosto de trabalhar com gente". Pesquise sobre a empresa e ache um motivo real e bom para querer ir para lá, não os óbvios. Seu nome, sua idade e sua cidade. Enquanto todos fazem isso eles vão medindo a galera - um poster na parede com uma faixa vermelha que você deve alcançar.

Depois eles vão pedir para todo mundo ler um trecho de um texto, obviamente, em inglês. Pratique!

Depois disso eles vão dar um objeto e pedir que cada um fale algo que pode ser feito com aquilo que não seja seu objetivo principal - no caso, o meu foi uma régua, que pode ser usado como uma tala. Não tem resposta certa - comissários tem de ser criativos e usar sempre o que tem à mão. Sendo assim, pense fora da caixa.

Um pessoal já é mandado embora depois disso - inglês ruim, aparelho nos dentes, tatuagem aparente, gente má vestida e muito fora do padrão - não faça parte dessa turma!

Ficamos em uns 10, acho. Pediram que conversássemos entre nós e contássemos alguma experiência legal que já tinhamos tido. Enquanto isso, um por um ia sendo chamado para uma mini entrevista.

Minha única pergunta foi: qual a qualidade que você tem que acha importante para esse trabalho? Eu falei determinação, mas essa também é clichê. Pense antes - o nervosismo faz a gente travar.

Voltei para o grupo e mais duas pessoas foram mandadas embora. Começaram a nos perguntar sobre situações dentro do avião - se você não voa, você não é obrigado a saber a resposta. Mas use o bom senso! O passageiro vem sempre em primeiro lugar e não deve ser contrariado nunca. Respeite a hierarquia - é a essência da aviação. Sorria! Postura! Não se desespere, mostre que você sabe trabalhar sob pressão e que não se intimida fácil.

Mais uma pessoa foi mandada embora.

Nos agradeceram e fomos embora. No dia seguinte recebi meu email com o convite para o ASSESSMENT DAY - que fica para outro post, porque né.

Gente, sei que ficou GIGANTE, mas eu respondi TODAS as dúvidas que eu tive e tive dificuldade para encontrar respostas. Como eu disse, não existe formula mágica. Tenha certeza de que é isso que você quer, transpareça isso, não tente passar por cima de ninguém - não há numero de vagas! Entenda como tudo funciona e veja se é isso mesmo que você quer - mudar de país, largar tudo, trabalhar dentro de um avião. Se for, dê o seu melhor e se não for a hora, não desista.

"Espere pelo melhor,

prepare-se para o pior

e aceite o que vier"

Boa sorte!

x

2,038 visualizações

RECEBA AS NOVIDADES

  • Black Facebook Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

© 2018 por Andressa Caggiano. Orgulhosamente criado com Wix.com