Emirates Assessment Day - 08 fevereiro 2014

UM MÊÊÊS, GENTEN!


Primeiramente, eu gostaria de agradecer todo o carinho, todos os parabéns, tudo que vocês me desejaram e tanta alegria que esse blog tem me proporcionado. Escrevi por querer compartilhar e por querer ajudar do mesmo jeito que fui ajudada e o resultado foi ainda melhor do que eu esperava!!! Vocês são uns amores, desejo tudo em dobro para vocês e fico IMENSAMENTE FELIZ por saber que eu consegui ajudar, ainda que um pouquinho, quem passou para o ASSESSMENT DAY.


Segundamente (?) peço desculpas por demorar para postar - estou correndo atrás de documentação e exames médicos e tudo isso tem sugado meu tempo! Mas cá estou e espero não decepcioná-los. Lembrando que tudo que escrevo aqui parte de MINHA experiência e em nenhum momento deve ser considerado verdade absoluta. Lembrando também que devemos sempre respeitar regras das companhias para qual trabalhamos e nunca ultrapassar limites - eu sei bem quais eles são.


Então, assim sendo, chega de blá blá blá e VAMOS AO QUE INTERESSA!DÚVIDAS: algumas pontas soltas que eu deixei e meus leitores me perguntaram:PROCESSO SELETIVO: da Emirates é composto por CINCO etapas -

  1. Open Day (OD)

  2. Assessment Day (AD)

  3. Final Interview (FI)

  4. Golden Call (GC)

  5. Final approval (FA)

Todas elas em INGLÊS. Do começo ao fim. Abaixo eu colocarei uma lista com os blogs que eu li antes do processo. Foi minha primeira vez tentando, mas algumas das meninas que vão comigo tentaram 5, 8 vezes.

Eu sempre quis voar pela Emirates, mas só fui tentar quando me senti pronta. Experiência conta, não só na aviação, mas com Atendimento ao Cliente em GERAL. Falarei sobre isso mais para a frente.

!!!!! MUITO IMPORTANTE: entrem no novo site da Fly Right International  e LEIAM TUDO. Entrem na comunidade da Fly Right no facebook e LEIAM TUDO. Como funciona, como vocês devem fazer para se registrar, como tudo acontece - NÃO TENHAM PREGUIÇA. SE VOCÊS ME PERGUNTAREM A MINHA RESPOSTA SERÁ MANDAR OS LINKS PARA VOCÊS - as respostas estão lá, é só procurar meu povo e minha pova. Aprendam que nada na vida é fácil e nem sempre as informações serão mastigadas - na grande maioria, você deve se esforçar e achar. PROCURE, ACHE, ENTENDA. Se não entender, pergunte.


ASSESSMENT DAY (AD)O que é: é a segunda etapa do processo seletivo da Emirates - apenas para CONVIDADOS - por email; para pessoas que já fizeram o AD e não passaram (carência de 6 meses para tentar novamente), para quem passou no OD.Como é: dividida em três etapas ELIMINATÓRIAS. O que significa que o dia é longo, tenso e estressante. Preparem-se.Se você vestiu para impressionar no OD, no AD você vai ter que fazer AINDA MELHOR. Lembrem-se do que eu falei sobre zelar pela sua imagem - isso só trabalhará a seu favor.


Para quem ainda tem dúvidas sobre maquiagem, cabelo e afins, entre no canal da Lisa Single no youtube - ela é comissária da Emirates, uma fofa e arrasa nos looks. Façam como ela ensina e não tem erro.Para os homens, terno, unhas bem feitas (cortadas, sem peles saindo - lembrem-se, vocês trabalharão servindo (comida!)) sapatos engraxados - perfeitos! Leiam o post sobre o OD onde falei amplamente sobre isso. Ok? Ok.


Sorriso, postura, no OD você teve que se sobressair de 300 pessoas em média (ou mais). No meu AD tinha em torno de 90 pessoas - todas pré-selecionadas, mostrando a que vieram. Não é uma competição, não há números de vagas, mas o que você puder fazer a seu favor, faça.


Você vai chegar lá, lindo(a) com seus documentos em mãos:

- Currículo em INGLÊS (sim, de novo!!!!)

- Duas ou mais fotos CASUAIS (calças jeans, SALTO ALTO (meninas) e uma camiseta SIMPLES). Não use roupas pretas, não esteja sentado, não pode ser foto em grupo, sem óculos de sol. Você deve estar olhando para a câmera e SORRINDO, cabelo solto, salto alto. Tênis não, pelo amor do meu Jesus Cristinho.

- Fotos 5x7 (essas eu fiz em estúdio, mas não foi no Sanjer) eu levei duas.




MINHA OPINIÃO: nenhuma das fotos  casuais que eu levei eles aceitaram. Assim sendo eu recomendo FORTEMENTE que você procure fazer suas fotos casuais em estúdio. As minhas eu fiz no Foto Sanjer  em SP (depois que as minhas feitas em casa foram recusadas) e essas foram aceitas na hora:


Corpo inteiro - como modelo sou uma ótima comissária.

Rosto e ombros - sorriso colgate sincero.

Já tire também suas fotos formais e leve. Uma de corpo inteiro e (se não me falha a memória) 6 fotos 3,5x4,5. Não é 3x4. É 3,5x4,5. Vá no Sanjer, a Marli sabe de tudo!


3,5x4,5 - sou torta, eu sei, não precisa falar, magoa.


Corpo inteiro formal, bem a vontade #sqn

Leve a sério suas fotos - depois se eles não aceitarem vai ser um Deus nos acuda para conseguir - como foi comigo.

Para o AD é  isso, mas aqui vai a dica de ouro: já leve também a documentação necessária para a FINAL INTERVIEW. Quem passa no AD começa a fazer as entrevistas logo no dia seguinte, então as vezes você não terá tempo de ir atrás disso.Para a FI você precisará:

- Diplomas - os últimos e mais importantes que você tiver (ensino médio / inglês / universidade / curso de comissário / TOEFL - o que tiver). Não precisa ser traduzido. Original e CÓPIA.

- Carta de referência de trabalhos anteriores - se conseguir. Eu levei, mas eles não pegaram. Se estiver em português você mesmo pode traduzir e levar junto.

- Carta de demissão do seu último emprego (se não estiver trabalhando) também traduzida.Leve algumas cópias do seu passaporte também (foto e número) - se não tiver passaporte, sem desesperos, depois você terá tempo de tirar.


Tenha toda essa documentação. Em algum momento eles vão pedir. TENHA TODA ELA. Quem vai fazer o AD recebeu um email com tudo isso, mas eu falo mesmo assim para todo mundo já ter uma ideia.

Chegando no AD a gente pegou um formulário (que eu acho que devido ao novo site da Fly Right vocês já conseguem levar - confirmem isso!) para preencher.

Depois de preenchido, entreguei meu formulário, meu currículo, minhas fotos casuais e a 5x7 e peguei o meu número de referência.Gente, POR FAVOR. Peguem o numero de referência CERTO. Não vai me pegar o número do coleguinha que fica feio.

Uma palestra rápida para as nossas recrutadoras da Emirates se apresentarem (Hanane e Jana) e falarem novamente sobre Dubai, sobre a Emirates, um monte de gente fez pergunta tonta e foi respondido de acordo. Prestem atenção e sorriam, não façam perguntas irrelevantes só para se mostrar presente - é furada.

Depois disso começamos a ser divididos em grupos pelo número.

1a. etapa: nos dividiram em trios e nos deram um cartão com um objeto (lembra da dinâmica da regua no OD?). Meu objeto era uma toalha e as meninas que estavam comigo eram bem legais! Tínhamos um tempo para discutir: cada uma de nós três deveria dar três usos para aquela toalha que não fosse seu objetivo principal. Enquanto discutíamos éramos chamados individualmente para novamente fazer o teste de altura, responder sobre tatuagens, ela me perguntou minha data de nascimento depois me encaminhou para ler um papel que estava na parede com todo o padrão de apresentação pessoal da Emirates. Depois disso foi hora de apresentar. Gente, não tem resposta certa. Essa dinâmica serve para ver como você se apresenta, eu falei olhando para todo mundo, não me delonguei demais - me pediram para dar três usos ao objeto e foi isso que eu fiz. Eu disse "Hello everyone, I can use this towel to protect myself from the sun, as a pillow and as a blanket" sorri e me sentei. Fim. Quem ficou nervoso demais não passou, quem inventou demais não passou, simplicidade, sorriso, elegância, simpatia.

Saímos da sala e ficamos aguardando. Um bom tempo depois elas voltaram com cartinhas. Cada um recebeu a cartinha referente ao seu numero e lá estava escrito se você tinha passado ou não para a próxima fase. Em torno de 50 pessoas passaram. Quase morri do coração porque a minha começou com "Thank you for your interest..." e já achei que tinha sido mandada embora, mas não, eu PASSEI! Ufa, por hora.

2a. etapa - prova de inglês. Algumas questões de múltipla escolha, algumas de tradução de texto. Fácil, difícil? Não sei, gente. Eu não achei dificil, mas para quem tem nível intermediário, talvez fosse. Na nossa não teve redação, mas normalmente tem. Por isso não adianta ser fluente somente na fala, tem que ser fluente na escrita também!Mesmo processo, entregaram as cartinhas, eu passei de novo. Acho que só umas 5 pessoas não passaram.

3a. etapa - a mais difícil do processo todo, para mim. É uma dinâmica bem tensa que se você não mantiver a calma, dança. Éramos um grupo de 9 meninas. Nos entregaram um cartão onde nós éramos gerentes de um hotel com overbooking. Apenas dois quartos disponíveis e 8 clientes haviam feito a reserva. Nesse cartão tem também o perfil de cada um dos 8 clientes (um cliente vip, uma atriz famosa, etc...) Temos 10 minutos para discutir quem deve ficar com os quartos e quem não ficar, explicar o porquê.

Tenham alguém para marcar o tempo: a gente não tinha e se perdeu total. A Hanane ficou do lado enquanto discutíamos anotando tudo. Não grite com ninguém, não fale em cima de ninguém, mas também não fique quieto feito uma múmia em seu sarcófago. Dê suas ideias e sustente com argumentos bem embasados, tente organizar mas não tente ditar o ritmo, adapte-se a ele. Depois rolou um teatrinho, a Hanane ia sendo um por um dos clientes que ficaram sem o quarto e uma por uma de nós íamos explicando e arranjando soluções. Mantenha a calma. Peça desculpas pelo erro. NUNCA, EM HIPÓTESE ALGUMA, DIGA QUE NÃO HÁ NADA A SER FEITO. Ela vai colocar uma pressão, mantenha-se firme, respeite o seu cliente, faça o possível e o impossível para remediar o fato.

Eu gaguejei um pouco, mas consegui me virar. Acho que passei mesmo foi pela parte da discussão em grupo - essa hora conta MUITO.

Recebi a outra cartinha de que tinha passado - umas 25 pessoas passaram. Minha FI foi dois dias depois.Ficou gigante, eu sei. Mas ta aí. Pode ser que seu AD não seja igual ao meu, mas tenham em mente que eles vão te testar, no inglês, no atendimento, no respeito, na postura. Ser comissário de bordo é um estilo de vida - não somos comissários apenas dentro do avião. Eles procuram pessoas que possam representar a Emirates mesmo quando vão a padaria, ou quando estão tomando sol no hotel em pernoite. Seja profissional, mostre paixão, queira muito e BOA SORTE.

No final da semana eu posto sobre a FI =)  


Relação de blogs que eu li:

- O mundo é meu quintal

- Dubailiccious

- Mundiando

- Papo furado


Tem alguns outros, gringos, que eu não tenho o link agora, mas depois eu posto!! Por hora, pesquisem nesses, vale a pena! x

1,703 visualizações1 comentário

RECEBA AS NOVIDADES

  • Black Facebook Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

© 2018 por Andressa Caggiano. Orgulhosamente criado com Wix.com